Home Biden Arnold Schwarzenegger diz aos russos que seus líderes estão mentindo

Arnold Schwarzenegger diz aos russos que seus líderes estão mentindo

Ator publicou um vídeo em seu Twitter em que diz que essa guerra "não é do povo russo".

REUTERS O ex-governador republicano da Califórnia Arnold Schwarzenegger disse nesta quinta-feira (17) ao povo russo que eles estão recebendo informações erradas sobre a ofensiva de seu país sobre a Ucrânia, e fez um apelo ao presidente russo, Vladimir Putin, para que suspenda o ataque.

A conta do Twitter de Schwarzenegger, no momento da postagem do vídeo, estava entre as 22 seguidas pela conta do presidente russo.

O astro de Hollywood disse em um vídeo de nove minutos no Twitter que o Kremlin está mentindo intencionalmente aos russos ao dizer que a invasão tem a intenção de “desnazificar” a Ucrânia. A Rússia descreve suas ações como uma “operação especial”.

O vídeo na plataforma contabiliza mais de 24 milhões de visualizações e foi postado também em seu perfil o Instagram, onde o ator possui mais de 22 milhões de seguidores.

Schwarzenegger falou sobre a sua admiração pelo povo russo e sobre seu ídolo Yuri Petrovich Vlasov, atleta russo e campeão em levantamento de peso, de quem tinha uma foto colada na parede do quarto.

O ator também lembrou que seu pai, integrante do exercito nazista, que foi ferido em território russo durante a Segunda Guerra Mundial.

“A Ucrânia não começou essa guerra, nem os nacionalistas ou os nazistas”, disse, apontando que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, é judeu. “Essa não é a guerra do povo russo.”

Em resposta a uma postagem do porta-voz do ator, Daniel Ketchell, em que compartilhava o vídeo, o diretor de estratégia digital da Casa Branca, Rob Flaherty, disse que a declaração de Schwarzenegger é “realmente notável”.

Ketchell afirmou, no entanto, que a gravação foi feita sem conhecimento ou envolvimento do governo do presidente Biden, que chegou a pedir a ajuda de outros influenciadores no combate à desinformação. “Isso veio do coração de Arnold, não do governo”, disse.

A maior invasão na Europa desde a Segunda Guerra Mundial destruiu cidades ucranianas e fez mais de 3 milhões de refugiados deixarem a Ucrânia em direção a países vizinhos.

Não está claro quantas pessoas na Rússia sabem sobre a guerra, depois que o Kremlin cortou o acesso a vários canais e sites de imprensa.

Schwarzenegger pediu que os russos espalhem a verdade sobre a “catástrofe humana” e disse aos manifestantes russos que o mundo está assistindo.

“O mundo tem visto sua bravura. Sabemos que vocês sofreram as consequências de sua coragem”, disse. “Vocês são meus novos heróis.”

Deixe um comentário

Leia também

Simone Tebet declara apoio a Lula: “Reconheço nele compromisso com a democracia”

FSP – A ex-candidata à presidência da República Simone Tebet (MDB) declarou voto ao …