Home Massacre Armas ocidentais ajudaram Ucrânia a derrotar russos na batalha por Severodonetsk, diz governador
Massacre - Mundo - 3 semanas atrás

Armas ocidentais ajudaram Ucrânia a derrotar russos na batalha por Severodonetsk, diz governador

Forças russas tentam já há várias semanas assumir o controle da cidade industrial na região de Lugansk

AFP – As armas ocidentais de longo alcance permitiriam à Ucrânia derrotar as forças russas e assumir o controle da cidade de Severodonetsk “em dois ou três dias”, afirmou nesta quinta-feira (9) Serguei Gaiday, governador desta região do leste do país.

“Assim que tivermos artilharia de longo alcance, nós seremos capazes de enfrentar a artilharia russa e nossas forças especiais poderiam limpar a cidade em dois ou três dias”, disse o governador regional.

O exército russo tenta há várias semanas assumir o controle da cidade industrial na região de Lugansk, crucial para o controle de toda a bacia de mineração do Donbass.

Os últimos combatentes ucranianos remanescentes em Mariupol estão rejeitando os ultimatos da Rússia para abandonar seus esconderijos nas siderúrgicas azovstal

De acordo com o governador, as tropas ucranianas recuperaram terreno nos últimos dias e controlam atualmente “uma grande parte” da cidade.

Os ucranianos pedem de maneira insistente ao Ocidente que envie mais sistemas de foguetes de longo alcance.

O governo dos Estados Unidos já anunciou o envio de quatro sistemas Himars, lança-foguetes que permitem disparos múltiplos e são instalados em veículos blindados leves, com um alcance de 80 km.

Mas Washington deseja ter a certeza de que os soldados ucranianos sabem operar da maneira correta os sistemas antes de enviar mais, informou na quarta-feira o comandante do Estado-Maior americano, general Mark Milley.

Os Himars são um sistema “sofisticado” e é necessário “treinar estes jovens, garantir que sabem usar da maneira correta os sistemas”, declarou o general.

“É necessário formar os operadores, mas também os soldados encarregados da manutenção, assim como os oficiais e suboficiais”, explicou.

O Reino Unido anunciou que enviaria um sistema similar de lança-mísseis conhecido como MLRS, montado em um blindado pesado.

De acordo com Gaiday, a situação em Severodonetsk é “muito dinâmica” nesta quinta-feira, com vários combates em terra e bombardeios russos “constantessobre as áreas ainda controladas pelos ucranianos.

Deixe um comentário

Leia também

As rotas de migração mais perigosas do mundo

BBC NEWS BRASIL – Em questão de dias, ocorreram duas tragédias mortais envolvendo pe…