EUA Imigração Internacional Mundo Política Trump

Aprovação de Trump cresce, mas mais norte-americanos apoiam Biden para presidente

REUTERS – O número de norte-americanos que aprovam o governo do presidente Donald Trump cresceu 5 pontos percentuais na última semana, mas eleitores registrados preferem o democrata Joe Biden para presidente por uma pequena margem, de acordo com uma pesquisa de opinião da Reuters/Ipsos publicada na terça-feira.

A sondagem, conduzida entre segunda e terça-feira, também mostrou que o público presta mais atenção às posições dos candidatos sobre a pandemia de coronavírus do que sobre o que eles estão dizendo sobre economia, cuidados médicos ou imigração. E mais pessoas acreditam que Biden seja mais preparado para guiar o país através da crise.

No geral, 45% dos adultos nos Estados Unidos disseram que aprovam o desempenho de Trump no cargo, enquanto 48% disseram que aprovam a maneira que ele respondeu à Covid-19, registrando uma alta de 5 e 6 pontos, respectivamente, de uma pesquisa semelhante conduzida na semana passada. A aprovação de Trump cresceu e caiu nas últimas semanas, no entanto, e não está claro ainda se os norte-americanos estão realmente se mobilizando em torno do presidente.

Enquanto isso, 45% dos eleitores registrados disseram que apoiariam Biden nas eleições do dia 3 de novembro, enquanto 40% disseram que votaria em Trump. Biden manteve uma pequena vantagem no apoio entre eleitores registrados nas últimas quatro semanas.

A pesquisa foi conduzida com a maioria dos norte-americanos tendo de ficar em casa para se proteger do coronavírus, que já infectou mais de 600 mil pessoas nos Estados Unidos e matou mais de 25 mil.

Depois de inicialmente minimizar a ameaça do vírus, Trump conduziu uma série de pronunciamentos combativos à imprensa durante os quais bombardeou os jornalistas por terem o criticado. Biden, enquanto isso, tem batalhado para se manter relevante na discussão enquanto a imprensa se focou em pronunciamentos de governadores de alguns dos Estados mais atingidos pela epidemia.

Quando perguntados sobre o que era mais importante para decidir como votar nas eleições presidenciais de novembro, 32% afirmaram que era o plano para ajudar o país a se recuperar da crise causada pelo coronavírus. Um número menor disse que as posições dos candidatos sobre economia (21%), área da saúde (13%) ou imigração (5%) eram as mais importantes.

Cinquenta e dois por cento dos norte-americanos disseram que acreditam que Biden é mais preparado para lidar com o coronavírus, enquanto 48% respondeu que Trump seria melhor; 57% também responderam que acreditam que Biden seria um melhor administrador do sistema de Saúde do país enquanto 43% disseram que Trump poderia ser melhor.

Trump, no entanto, teve vantagem quando o público foi consultado sobre quem seria melhor para a economia dos EUA (53% a 47%).

A pesquisa Reuters/Ipsos foi conduzida online, em inglês, por todos os Estados Unidos. O levantamento reuniu respostas de 1.111 adultos norte-americanos, incluindo 937 deles que se identificaram como eleitores registrados. A pesquisa tem um intervalo de credibilidade, uma medida de precisão, de mais ou menos 4 pontos percentuais.

Deixe um comentário

WordPress Ads