Biden Internacional Mundo Novo Normal

Após chamar ação de Putin na Ucrânia de ‘genial’, Trump muda tom e chama ataque russo de ‘terrível’

JSNEWS – O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump condenou, neste sábado (26), a invasão da Ucrânia pela Rússia e disse que estava orando pelos ucranianos, mudando o tom de seu elogio ao presidente russo, Vladimir Putin, no início desta semana.

Os comentários de Trump foram feitos em um evento conservador do CPAC na Flórida horas depois que os Estados Unidos e aliados anunciaram novas sanções, como a retirada de vários bancos russos do Swift – sistema internacional que permite a transferência rápida de dinheiro entre os países.

Trump irritou alguns membros do Partido Republicano ao descrever o movimento de Putin na Ucrânia, como “genial em uma declaração dada a uma emissora de rádio conservadora na terça-feira.

Agora, o ex-presidente expressou empatia pelos ucranianos e elogiou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, chamando-o de “corajoso” enquanto permanece em Kiev, a capital.

“O ataque russo à Ucrânia é terrível. Estamos orando pelo orgulhoso povo da Ucrânia. Deus os abençoe a todos”, disse Trump.
Trump disse ainda que Putin aproveitou o fato de Biden serfraco” para atacar a Ucrânia, reafirmando o que já havia dito, de que a crise no leste europeu não teria acontecido se ele estivesse na Presidência dos Estados Unidos.

O que disse Trump?

Na ocasião comentou os preparativos de Putin para a invasão da Ucrânia que se deu dois dias depois: “Entrei ontem e havia uma tela de TV e disse: ‘Isso é incrível'”, disse Trump em uma entrevista com o radialista Buck Sexton. “Putin declara grande parte da Ucrânia da Ucrânia! independente.” Ele acrescentou: “Oh, isso é genial.”

“E depois invadir esses territórios dizendo que esta é uma força de manutenção da paz, bem poderíamos ter  uma força de paz aqui em nossa fronteira sul “, brincou Trump, e acrescentou: “Esta seria a força de manutenção da paz mais forte que eu já vi. Eles definitivamente vão manter a paz”.

Quando perguntado por Sexton como a estratégia dos EUA em relação à Ucrânia ficou tão fora de controle, Trump respondeu: “O que deu errado, foi uma eleição fraudada, o que deu errado foi um candidato que não deveria estar lá… um homem que não tem ideia do que ele está fazendo”. 

Deixe um comentário

WordPress Ads