Mundo

Apesar da derrota para Emmanuel Macron, Marine Le Pen e seus apoiadores comemoram resultado histórico

RFI – Apesar da derrota de Marine Le Pen na eleição presidencial francesa, neste domingo (24), os militantes do partido Reunião Nacional comemoraram o resultado histórico da extrema direita, que nunca esteve tão próxima da presidência na França.

Às 20 horas de domingo, dois grandes telões no elegante Pavilhão d’Armenonville, em um bairro nobre de Paris, mostraram a derrota da candidata da direita Marine Le Pen para Emmanuel Macron (Partido La République En Marche), no segundo turno da eleição presidencial na França. Mas na mansão escolhida como base para reunir os militantes do partido Reunião Nacional, o clima não era de tristeza.

"Estamos decepcionados, mas também orgulhosos desse resultado histórico para o Reunião Nacional e confiantes para as legislativas", Christian Gérard, 21 anos.

Com uma bandeira da França enrolada nas mãos, o jovem estava emocionado. Horas antes de conhecer o resultado da eleição, Christian contou que veio de ônibus da região da Dordonha, no sudoeste do país e que trabalhou até os últimos momentos, colando cartazes, percorrendo toda sua região de ônibus, indo a feiras e distribuindo santinhos. “Eu militava para Marine Le Pen em 2017, quando ainda não podia votar”, disse.

Entre taças de champanhe e petit fours, os militantes presentes lembravam que o discurso de Marine Le Pen sobre o empobrecimento dos franceses e o poder de consumo era o que os tinha feito votar pela candidata de extrema direita. “O poder de consumo é uma coisa que me preocupa muito. Eu estudo e trabalho ao mesmo tempo. É necessário devolver aos franceses seu poder de compra”, disse Christian.

Deixe um comentário

WordPress Ads