Biden EUA Internacional Local Mundo Política Trump

Advogados de Trump admitem que o ex-presidente corre o risco de ser cassado na investigação de Mar-a-Lago

JSNEWS – Advogados do ex-presidente Donald Trump admitiram que o ex-presidente poderia enfrentar acusações criminais federais como resultado da acumulação de mais de 100 documentos confidenciais do governo em sua casa em Palm Beach, na Flórida.

Raymond Dearie, o juiz federal de Nova York que foi nomeado para revisar os mais de 11.000 documentos apreendidos durante o ataque de 8 de agosto à propriedade de Trump e determinar se algum deles é privilegiado, recebeu uma apresentação dos advogados do ex-presidente. Nesse documento eles se opuseram ao plano do juiz Dearie de determinar se algum dos 100 documentos com marcas de classificação são privilegiados porque exigiria esclarecimentos sobre se Trump realmente os desclassificou.

“A minuta do plano exige que o autor divulgue informações específicas sobre a desclassificação ao tribunal e ao governo. Nós respeitosamente afirmamos que o tempo e o local para depoimentos ou declarações estariam relacionados com uma moção da Regra 41 que alega especificamente a desclassificação como um componente de seu argumento para a devolução de bens”, escreveram. “Caso contrário, o processo do advogado especial terá obrigado o autor a divulgar plena e especificamente uma defesa sobre o mérito de qualquer acusação subsequente sem que tal exigência seja evidente na ordem judicial distrital.”

A referência a “qualquer acusação subsequente” é a primeira confirmação de Trump de que ele poderia enfrentar sérios perigos legais por causa da investigação do Departamento de Justiça sobre se ele violou leis que regem os devidos cuidados e armazenamento de informações de defesa nacional ou de obstrução à justiça.

O ex-presidente e alguns de seus aliados alegaram em muitas ocasiões que ele emitiu ordens para desclassificação dos documentos que foram recuperados de sua casa e escritório em uma busca autorizada pelo tribunal. Mas os advogados de Trump não levantaram especificamente essa defesa. Se um advogado conscientemente fizer uma declaração falsa no tribunal, ele ou ela pode perder sua licença de advogado.

Trump também repetiu que a investigação do Departamento de Justiça é uma caça às bruxas politicamente motivada por atores partidários na administração de seu sucessor. Embora o ex-presidente tenha dito que uma acusação não o impediria de concorrer à presidência em 2024, ele insinuou fortemente que seus apoiadores reagiriam violentamente se ele enfrentasse acusações criminais.

Durante uma participação no programa de Hugh Hewitt na semana passada, Trump ameaçou “grandes problemas” para a América se ele acabasse no banco dos réus.

“Acho que se acontecesse, haveria problemas neste país como talvez nunca os tenhamos visto antes. Não acho que o povo dos Estados Unidos toleraria isso”, alertou Trump.

Questionado sobre que tipo de problema ele previu se fosse acusado de um crime, Trump fez a declaração sinistra: “Acho que haveria grandes problemas… grandes problemas.”
“Eu só não acho que eles [seus apoiadores] tolerariam isso. Eles não vão”, disse ele. “Eles não vão ficar parados e suportar esta decepção máxima.”

Deixe um comentário

WordPress Ads