Biden EUA Imigração Mundo

Administração Biden autoriza o ICE a encerrar milhares de casos de deportações pendentes

JSNEWS – Ao mesmo tempo em que propõe o fim do Título 42, a lei que permite a expulsão rápida de imigrantes que chegam à fronteira, agora a Administração Joe Biden enviou um memorando aos promotores da U.S. Immigration and Customs Enforcemen (ICE), onde os autoriza a encerrar os processos contra imigrantes indocumentados que estão no país “há muito tempo” e que não representam uma ameaça à segurança pública. O memorando não deixou claro qual seria este tempo.

Tal plano poderia reduzir significativamente os atrasos nas analises dos pedidos de asilos e de deportações, já que o governo Biden prevê que nos próximo dias, uma grande onda de imigrantes cheguem a a fronteira. Atualmente os tribunais de imigração acumulam mais de 1.700.000 casos pendentes.

No memorando, como mencionado pelo The New York Times, O ICE orientou seus advogados a revisar os casos e tentar esclarecer aqueles casos considerados de baixa prioridade de acordo com as diretrizes de conformidade estabelecidas pela administração no ano passado. Essa seria uma segunda tentativa do governo Biden em seus esforço para reduzir os atrasos nas cortes migratórias que em novembro de 2021, anunciou as diretrizes que estabeleceu certas prioridades para deportação e de acordo com essas regras, o ICE deve se concentrar suas ações na prisão e remoção “daqueles que têm antecedentes criminais graves ou representam uma ameaça à segurança pública e àqueles que cruzaram a fronteira recentemente e não têm raízes no país”.

A notícias é encorajadoras para milhares de migrantes que viram seus casos paralisados em meio ao colapso nos tribunais devido a crise migratória na fronteira sul, a Associação Americana de Advogados de Imigração estima que existam pelo menos 700.000 casos desse tipo, cerca de 40% dos processos em atraso no tribunal que seriam beneficiados a aplicação dessa orientação.

Com o fim de uma ordem de saúde pública da era pandêmica, a Titulo 42,  espera-se que o aumento sem precedentes de pessoas procurando asilo asilos nos Estados Unidos.

Esse é o mais recente de uma série de esforços do governo Biden para simplificar a aplicação da imigração uma vez que sua administração falhou na construção de um entendimento para aprovar uma lei migratória favorável aos milhões de imigrantes que já se encontram nos Estados Unidos há anos.

Com informações NY Times – TRAC – DailyMail

Deixe um comentário

WordPress Ads