Biden Imigração Mundo

“A imigração ilegal é inaceitável”, diz Biden na Cúpula das Américas ao propor pacto para gerir os fluxos migratórios

JSNEWS “A imigração segura e ordenada é boa para as nossas economias, inclusive a dos Estados Unidos, onde pode ser um catalisador para o crescimento sustentável. Mas a imigração ilegal é inaceitável”, declarou o presidente Joe Biden, nessa quarta-feira,08, durante a IX Cúpula das Américas que esta sendo realizada  em Los Angeles. O objetivo da cúpula é selar um pacto regional que responda aos anseio das populações e que contenha uma “nova abordagem, na qual todas as nações do continente assumam a sua responsabilidade”, acrescentou Biden. O líder norte-americano defendeu a inclusão de “medidas mais contundentes contra traficantes que se aproveitam das pessoas”.

“A declaração representará um compromisso de todos para encontrar uma solução razoável e melhorar a estabilidade”, disse.

A chamada “Declaração de Los Angeles sobre Migração”, que deverá incluir compromissos concretos para gerir os fluxos migratórios, envolvendo países da região e também da Espanha, será assinada nessa sexta-feira, 10.

Na terça-feira,07, a vice-presidente norte-americana, Kamala Harris, anunciou um aporte financeiro de U$1,9 bilhões de dólares  para criar emprego em países da América Central na intenção de diminuir o êxodo migratório para os Estados Unidos.

A medida pretende “dar esperança ao povo da região para construir vidas prósperas e seguras nos seus países”, detalhou a Casa Branca em comunicado. Este apoio, vindo do setor privado, junta-se aos U$1,2 bilhões de dólares prometidos no ano passado para El Salvador, Guatemala e Honduras, os chamados países do Triângulo Norte de onde partem regularmente caravanas de migrantes para os EUA.

A Cúpula das Américas começou sem o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, que decidiu não participar no evento devido à exclusão da Venezuela, da Nicarágua e de Cuba, por reservas dos EUA quanto à “falta de espaço democrático” e do “respeito pelos direitos humanos”. Sem se referir diretamente a essas ausências, Biden disse na quarta-feira que a democracia é “um elemento essencial para o futuro das Américas”.

“A nossa região é grande e diversificada. Nem sempre concordamos em tudo. Mas porque somos democracias, abordamos as nossas diferenças com respeito mútuo e diálogo”, destacou Biden. “Nesta reunião de lideres, temos a oportunidade de nos apresentar em torno de ideias ousadas, ações ambiciosas e de demonstrar ao nosso povo o incrível poder das democracias para oferecer benefícios concretos e tornar a vida melhor para todos”, acrescentou o presidente Norte Americano.

Deixe um comentário

WordPress Ads