Home Mundo A hora da solidariedade
Mundo - Religião - Saúde - 03/27/2020

A hora da solidariedade

Jehozadak Pereira

A pandemia do coronavírus – COVID-19 – transformou o mundo mais rápido do que qualquer outro evento natural, humano ou tecnológico na história recente da humanidade. A cada dia aumenta a incerteza do que virá na próxima hora, já que os índices de contaminados e mortos crescem assustadoramente.

Em meio a tudo isto, surgem os exemplos de solidariedade principalmente com quem não se conhece, em contraste com as autoridades governamentais como acontece no Brasil e nos Estados Unidos. Um dos exemplos de solidariedade – são muitos – está bem aqui, na comunidade brasileira em Massachusetts. A estilista brasileira Helena Martin estava costurando máscaras junto com Gabriela sua fi lha, para doar para hospitais.

Como não sabia para onde destinar, postou nas suas redes sociais uma foto de Gabriela costurando uma máscara. “Algum tempo depois recebi uma mensagem da Ilza Silva, minha amiga que é costureira, que também está confeccionando máscaras. Ela me disse que estava respondendo a um pedido de ajuda que está circulando proveniente do Somerville Health Alliance, pedindo a ajuda de costureiras voluntárias para confecção de máscaras para hospitais da rede.

Pesquisei na internet e vi que vários outros hospitais de Massachusetts e do país estão fazendo o mesmo apelo. Após isso eu vi posts de outros três colegas no Facebook, os quais também estão confeccionando as máscaras”, diz Helena. Imediatamente, diversas pessoas aderiram ao chamado de Helena, entre elas Miriam DeLima e o também estilista Nilton Rodrigues, que replicou o pedido por mais voluntários.

A educadora e diretora da Escolinha de Português em Worcester Alice Sallese, atendeu ao apelo e deu o seu depoimento. “Uma amiga me ligou perguntando se eu conhecia costureiras, pois o patrão dela é médico do CELTICS e perguntou para ela a respeito, pois os hospitais estão sem quantidade sufi ciente de máscaras e precisam urgente do produto.

Li uma reportagem em inglês e resolvi compartilhar para ajudar. Da comunidade católica de Worcester conseguimos quatro costureiras que carinhosamente doarão seu tempo para esta linda missão”, diz Alice. Quem mora na região de Worcester e desejar fazer parte da iniciativa, deve fazer contato com Alice, deve ligar para o telefone 774.275-1286 ou para Juliana Godoi no telefone 774.452-0896.

Em Framingham, as pessoas podem entrar em contato com Elizabeth Godoi no telefone 508.572- 4218. “Quero fazer as máscaras para doar e ajudar os hospitais”, diz Gabriela Martin, que aos sete anos mostrou que solidariedade não tem ocasião e nem idade. “Fico muito feliz em saber que muitos de nossa comunidade estão se engajando para ajudar de alguma forma nesse momento tão delicado”, fi naliza Helena Martin.

Deixe um comentário

Leia também

EUA perde 38,6 milhões de empregos

Os Estados Unidos alcançaram na quinta-feira, 21, 38,6 milhões de pedidos de auxílio-desem…