Comunidade Local Religião

As obras da carne e suas conseguencias

Por: José Soares Leite – A Bíblia diz para o crente andar no Espírito porque fazendo isso, jamais o crente dará espaço para a sua carne, Está escrito em Gálatas 5.16: “Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da came”.

As más ações do pecado e das transgressões das obras da carne na vida do crente, são praticadas através do seu corpo, que o leva ao afastamento do Reino dos Céus e da aproximação com Deus.
Tais procedimentos causa divisão entre Deus e o homem e faz com que Ele não lhe ouça (Is 59.2). Constantemente o crente trava dentro si mesmo uma luta espiritual, que acontece entre o seu espírito e a carne, como está escrito: “Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si” (GI 5.17).

Podemos até comparar com a outra luta extrema que o crente enfrenta contra as astutas ciladas do Diabos (Ef 6.12 Falta do estudo e da meditação da Palavra de Deus, leva o crente a não vigiar e a desejar as coisas deste mundo. Isto o deixa vulnerável e faz prevalecer a concupiscência da came, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida (1Jo 2.16). E como é que podemos nos livrar desse mal, só com o antidoto que está escrito na Palavra: “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra, e luz para os meus caminhos” (S/ 119.105). E como disse o Salmista: “Guardei a tua Palavra em meu coração para eu não pecar contra ti” (S/ 119.11).

Jesus alertou quanto a este descuido do crente ao dizer: “Errais por não conhecer as Escrituras e nem o poder de Deus” (Mt 22.29). Sem essa proteção, o crente ficamos sujeitos às paixões da carne e sem força para vencermos as tentações do maligno. A Bíblia ainda nos diz assim: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8.32).

Em outra passagem está escrito a esse respeito: “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, por­ as, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.” Gálatas 5.19-21).

Você já parou para refletir em cada uma dessas más obras? Então vejamos quais as consequências que tais práticas afetam o relacionamento do crente com Deus. Citamos a saber:
Prostituição: no contexto Bíblico, não é apenas o sexo em troca de dinheiro ou bens, mas corromper-se moralmente, também, seria uma forma de prostituição;

Impureza: Tudo o que tira da pessoa o estado de pureza espiritual, seja pensamentos, sentimentos, atitudes etc.

Lascívia: é quando a pessoa segue suas próprias paixões e o mau desejo e não se arrepende de suas imundícias (Ef 5.3-4):

Idolatria: Culto prestado a ídolos, sejam eles estátuas ou pessoas que passam a ser veneradas, e não só isso, mas qualquer coisa ou pessoa que ocupe o primeiro lugar em sua vida, que deveria ser exclusivo de Deus (Êxodo 20.1-5):

Feitiçaria: recorrer a práticas de rituais de ordem sobrenaturais, contrário a Palavra de Deus, invocando espírito malignos, que cauterizam as mentes das pessoas incautas e levam-nas a se afastarem de Deus (2Co.4.4):

Inimizade: É ter aversão por outras pessoas, quando o maior mandamento de Deus é amar o próximo e até seu inimigo como a si mesmo (Mc 12,33; Mt 5.44).


José Soares é pastor e Bacharel em Teologia, professor de ensino sistemático de estudos Bíblicos como Professor de Escola Dominical e Faculdade de ensino Teológico.

Deixe um comentário

WordPress Ads