EUA

Voltar

Opositor pede ajuda a Índia e EUA para afastar o presidente das Maldivas

- 06 de Fevereiro por BBC

BBC - O opositor e ex-presidente das Maldivas Mohamed Nasheed pediu a ajuda dos Estados Unidos e da Índia para expulsar do poder o presidente Abdullah Yameen, que decretou estado de emergência por um período de 15 dias.

"O presidente Yameen decretou ilegalmente a lei marcial e se apoderou do Estado", declarou Mohamed Nasheed, que ocupou a presidência das Maldivas de novembro de 2008 a fevereiro de 2012.

"Devemos expulsá-lo do poder. O povo das Maldivas faz um pedido legítimo aos governos do mundo, especialmente da Índia e Estados Unidos", afirmou o ex-presidente em um comunicado.

Mohamed Nasheed, que é o principal rival político de Yameen, chegou a ser preso e deixou a cadeia após receber uma licença médica. Nasheed está exilado no Reino Unido desde 2006.

Abdulla Yameen decretou o estado de emergência em uma manobra para não acatar a decisão da Suprema Corte que ordenou a reabilitação de 12 deputados opositores e a libertação de líderes da oposição que estavam presos.

O Supremo do país insular, que fica no Oceano Índico, concluiu que as condenações dos opositores foram influenciadas politicamente.

Porém, Yameen não acatou a ordem da Suprema Corte, o que gerou protestos da oposição na capital Male. Houve confronto entre os manifestantes e policiais.

Soldados ocuparam o parlamento para impedir que os deputados entrassem. Quando os 12 deputados opositores reabilitados pelo Supremo voltarem ao parlamento, o Partido Progressista das Maldivas, do presidente Yameen, perderá sua maioria, o que pode resultar em um corpo legistativo opositor ao presidente.

Pouco depois de ser declarado estado de emergência, a polícia prendeu o presidente da Suprema Corte, Abdulla Saeed, o juiz Ali Hameed e o ex-ditador Maumoon Abdul Gayoom, meio-irmão do atual presidente, de acordo com a BBC.

Gayoom, que governou com mão de ferro entre os anos de 1978 a 2008, foi detido, segundo seu advogado, por acusações de dar "propinas a membros do Parlamento, tentativa de propina e tentativa de derrubar ilegalmente o governo ".

Já Saeed foi preso no interior do Supremo Tribunal em companhia do juiz Ali Hameed, mas as acusações contra eles ainda não foram reveladas.

mais populares
edição online
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- 23 de Fevereiro - IMIGRAÇÃO

Trump sugere tirar agentes de imigração da Califórnia

A Patrulha Fronteiriça se dedica a evitar as entradas de cidadãos de forma ilegal, fundamentalmente através da fronteira com o México, enquanto o ICE...


- 21 de Fevereiro - ESPORTES

Em 17º lugar, Isadora Williams obtém vaga inédita na final da patinação artística

Isadora Williams está na final da patinação artística dos Jogos Olímpicos de Pyeongchang, na Coreia do Sul. A brasileira foi a segunda atleta a se...


- 19 de Fevereiro - ESPORTES

Gandula denuncia jogador e massagista por agressão durante partida

A vítima foi espancada no estádio Morenão, em Campo Grande, ao comemorar de forma provocativa o gol da equipe adversária. O clássico, válido pela...


Guia Comercial

Os melhores negócios e empresas você só encontra aqui.

SAIBA MAIS
Anuncie grátis aqui !