INTERNACIONAL

Voltar

Bomba atômica de Hiroshima - 'senti o sabor do chumbo na boca'

- 07 de Agosto por

AP - Gravações e transcrições de entrevistas feitas à tripulação americana que em 1945 lançou sobre Hiroshima a bomba atómica foram encontradas e doadas ao Museu Memorial da Paz de Hiroshima, no Japão, que assinala esta segunda-feira os 73 anos do ataque.

As entrevistas foram feitas pelos jornalistas Gordon Thomas e Max Morgan-Witts, durante a investigação que levaria à publicação do livro "Enola Gay: Mission to Hiroshima", em 1977.

Segundo o jornal japonês Mainichi Shimbun, as gravações foram encontradas em junho por uma família japonesa, entre os pertences de um membro que morreu recentemente. Os registos são consideradas pelos curadores do museu de grande valor histórico, já que permitem compreender melhor a missão secreta e o estado mental da tripulação.

As 27 cassetes contêm entrevistas a cinco pessoas, entre elas Paul Warfield Tibbets, o comandante que pilotou o Enola Gay, e Thomas Ferebee, o homem que carregou no botão que libertou a bomba atómica em Hiroshima.

Entre as 30 horas de áudio, Paul Tibbets descreve o que sentiu no momento da explosão: "Vi o brilho, senti-lhe o gosto. É verdade, senti-lhe o gosto, e sabia a chumbo. Isto por causa das amálgamas de chumbo que tinha nos dentes. Era da radiação, compreende? Por isso, quando senti o sabor do chumbo na boca, foi um grande alívio - sabia que ela tinha rebentado."

Tibbets descreve também como a manobra evasiva que fez imediatamente após a libertação da bomba não foi suficiente para escapar à onda de choque: "Imagine que está dentro de um edifício de lata e alguém do lado de fora lhe bate com um martelo."

A bomba de urânio largada sobre Hiroshima detonou às 08h15 do dia 6 de agosto de 1945, a uma altura de 600 metros, exercendo 35 toneladas de pressão por metro quadrado no hipocentro. Foi a primeira bomba nuclear alguma vez utilizada em contexto de guerra. A segunda foi lançada em Nagasaki (também no Japão) três dias depois. No total, as duas bombas causaram a morte a 282 mil pessoas.

mais populares
edição online
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- 08 de Agosto - ESPORTES

Atlético PR goleia o Peñarol no Uruguai e confirma a classificação

O Atlético Paranaense garantiu a classificação para a próxima fase da Copa Sul-americana 2018 ao golear o Peñarol, do Uruguai, por 4 a 1, com uma...


- 07 de Agosto - CELEBRIDADES

Ex-ator mirim é preso por posse e uso de drogas

Além do primeiro longa, Weiss voltou a interpretar o goleiro Goldberg em mais dois filmes da franquia, nos anos 90. Depois disso, passou a se dedicar...


- 07 de Agosto - BRASIL

Governo federal recorre de decisão de juiz de Roraima que mandou fechar fronteira com a Venezuela

Nesta segunda, 6, após a decisão do juiz, a Polícia Rodoviária Federal bloqueou a fronteira e impediu que venezuelanos entrassem no país pela...


Guia Comercial

Os melhores negócios e empresas você só encontra aqui.

SAIBA MAIS
Anuncie grátis aqui !