INTERNACIONAL

Voltar

Coreia do Norte diz que desnuclearização pode fracassar após visita de secretário americano

- 09 de Julho por REUTERS

REUTERS - Os Estados Unidos e Coreia do Norte expressaram visões contrárias sobre o fim do programa nuclear de Pyongyang após dois dias de negociações entre os dois países, que contaram com a presença do secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo.

Para Pompeo, as conversas foram "muito produtivas", mas os norte-coreanos afirmaram que decisão "firme" de desistir de seus programas nucleares pode fracassar por causa da exigência de desnuclearização unilateral feita pelos americanos.

A agência de notícias oficial da Coreia do Norte, a KCNA, classificou o resultado da conversa com a delegação americana como "extremamente preocupante", acusando-a de insistir na desnuclearização completa, verificável e irreversível. O objetivo inicial da reunião para os americanos era estabelecer uma agenda detalhada para esse processo.

O "caminho mais rápido" para alcançar uma península coreana livre de armas nucleares seria por meio de uma abordagem gradual em que ambos os lados tomassem medidas ao mesmo tempo, disse a KCNA, em um comunicado citando um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores.

Apesar de considerar as negociações muito produtivas, Mike Pompeo revelou, antes de embarcar para Tóquio, poucos detalhes novos sobre como o país poderia cumprir com seus compromissos em troca de garantias de segurança dos Estados Unidos.

Em termos práticos, Pompeo indicou apenas que autoridades dois dois países vão se reunir em 12 de julho em um grupo de trabalho para discutir a repatriação dos restos mortais de alguns soldados americanos mortos durante a Guerra da Coreia (1950-1953), segundo a France Presse.

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos se reuniu neste sábado com general Kim Yong-chol, figura de peso da inteligência norte-coreana, mas não há informações se ele se encontrou com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, como ocorreu em suas duas visitas prévias a Pyongyang.

mais populares
edição online
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- 10 de Julho - IMIGRAÇÃO

Família de Anne Frank tentou fugir várias vezes para os EUA

Com a ascensão do nazismo na Europa, a família de Anne Frank tentou várias vezes imigrar para os Estados Unidos, mas viu seus esforços fracassarem...


- 09 de Julho - ESPORTES

Papa consola fiéis brasileiros após eliminação do Brasil na Copa

O papa, nascido em Buenos Aires e torcedor fanático do time San Lorenzo de Almagro, nunca escondeu sua paixão pelo futebol, mas não se sabe se ele...


- 06 de Julho - ESPORTES

Goleiro da Bélgica - 'Os brasileiros já pensavam que iriam ganhar a Copa do Mundo'

A classificação da Bélgica para as semifinais da Copa do Mundo da Rússia também passou pelas mãos de Courtois. O gigante de 1,99 fez grande defesa no...


Guia Comercial

Os melhores negócios e empresas você só encontra aqui.

SAIBA MAIS
Anuncie grátis aqui !