INTERNACIONAL

Voltar

Justiça do Equador dá ordem para prisão preventiva de Rafael Correa

- 04 de Julho por AP

AP - A Corte Nacional de Justiça do Equador aceitou nesta terça-feira (3) o pedido da Procuradoria Geral do país para solicitar à Interpol a prisão e a extradição do ex-presidente Rafael Correa, após ele não cumprir uma medida cautelar para comparecer ao tribunal em Quito nesta segunda. Ele se apresentou à representação diplomática equatoriana em Bruxelas, em vez disso, já que vive na Bélgica desde maio.

Correa foi indiciado há duas semanas na investigação do suposto sequestro do ex-deputado Fernando Balda na Colômbia em 2010. A juíza Daniella Camacho acolheu o pedido da Procuradoria e determinou que Correa se apresente "a cada 15 dias" em Quito para prestar esclarecimentos sobre o caso.

O Congresso também havia autorizado a investigação de Correa no caso de Fernando Balda.

A Assembleia Nacional declarou "improcedente" o pedido de uma juíza para bloquear a investigação, com o aval de 83 dos 137 deputados.

Os congressistas consideraram que Correa já não exerce a função de presidente e não tem mais as prerrogativas previstas na Constituição para chefe de Estado.

Balda, ex-deputado do Partido Sociedade Patriótica (PSP), afirma que estava em Bogotá em 2012 quando cinco pessoas o colocaram a força em um automóvel, que a polícia colombiana interceptou, frustrando o sequestro.

mais populares
edição online
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- 10 de Julho - IMIGRAÇÃO

Família de Anne Frank tentou fugir várias vezes para os EUA

Com a ascensão do nazismo na Europa, a família de Anne Frank tentou várias vezes imigrar para os Estados Unidos, mas viu seus esforços fracassarem...


- 09 de Julho - ESPORTES

Papa consola fiéis brasileiros após eliminação do Brasil na Copa

O papa, nascido em Buenos Aires e torcedor fanático do time San Lorenzo de Almagro, nunca escondeu sua paixão pelo futebol, mas não se sabe se ele...


- 06 de Julho - ESPORTES

Goleiro da Bélgica - 'Os brasileiros já pensavam que iriam ganhar a Copa do Mundo'

A classificação da Bélgica para as semifinais da Copa do Mundo da Rússia também passou pelas mãos de Courtois. O gigante de 1,99 fez grande defesa no...


Guia Comercial

Os melhores negócios e empresas você só encontra aqui.

SAIBA MAIS
Anuncie grátis aqui !