IMIGRAÇÃO

Voltar

Guatemala pede aos Estados Unidos proteção a migrantes por tragédia de vulcão

- 27 de Junho por EFE

EFE - Autoridades guatemaltecas solicitaram nesta segunda-feira (25) ao governo dos Estados Unidos a concessão do Status de Proteção Temporária (TPS, na sigla em inglês) para migrantes guatemaltecos, após a tragédia gerada pela erupção do Vulcão de Fogo, que deixou 112 mortos.

"Instruí a ministra das Relações Exteriores solicitar de imediato ante o governo dos Estados Unidos da América, o Status de Proteção Temporária (TPS)", afirmou o presidente guatemalteco Jimmy Morales no Twitter.

A chanceler da Guatemala, Sandra Jovel, informou minutos depois na mesma rede social que remeteu uma nota ao governo do presidente Donald Trump fazendo o pedido "em favor de nossos irmãos migrantes".

O departamento de Comunicação da chancelaria explicou que o pedido da Guatemala "responde à catástrofe provocada pelo Vulcão de Fogo", sem informar a quantidade de migrantes que poderiam ser beneficiados.

O vulcão deixou 112 mortos, 197 desaparecidos e mais de 3.500 desabrigados dessa comunidade devastada e de outras aldeias vizinhas que estão em risco pela constante atividade vulcânica.

A Guatemala faz o pedido do TPS depois de Washington ter anunciado recentemente o cancelamento desse benefício migratório para El Salvador e Honduras a partir de 2019 e 2020, respectivamente.

O TPS, que dá benefícios temporários de residência e trabalho aos imigrantes, foi concedido aos salvadorenhos depois de dois terremotos que devastaram grande parte do país em janeiro e fevereiro de 2001.

mais populares
edição online
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- 10 de Julho - IMIGRAÇÃO

Família de Anne Frank tentou fugir várias vezes para os EUA

Com a ascensão do nazismo na Europa, a família de Anne Frank tentou várias vezes imigrar para os Estados Unidos, mas viu seus esforços fracassarem...


- 09 de Julho - ESPORTES

Papa consola fiéis brasileiros após eliminação do Brasil na Copa

O papa, nascido em Buenos Aires e torcedor fanático do time San Lorenzo de Almagro, nunca escondeu sua paixão pelo futebol, mas não se sabe se ele...


- 06 de Julho - ESPORTES

Goleiro da Bélgica - 'Os brasileiros já pensavam que iriam ganhar a Copa do Mundo'

A classificação da Bélgica para as semifinais da Copa do Mundo da Rússia também passou pelas mãos de Courtois. O gigante de 1,99 fez grande defesa no...


Guia Comercial

Os melhores negócios e empresas você só encontra aqui.

SAIBA MAIS
Anuncie grátis aqui !