BRASIL

Voltar

Bolsonaro ultrapassa Lula pela primeira vez segundo pesquisa Datafolha

- 11 de Junho por FOLHAPRESS

FOLHAPRESS - O nome do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) ultrapassou pela primeira vez o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na pesquisa espontânea do instituto Datafolha, divulgada neste domingo.

Neste tipo de levantamento, em que os entrevistados indicam suas intenções de voto sem ver nenhuma lista de candidatos, Bolsonaro tem 12% enquanto Lula soma 10%.

Na pesquisa anterior, feita entre 11 e 13 de abril, logo após a prisão de Lula, o petista alcançava 13% das respostas espontâneas — Bolsonaro tinha 11%. Essa diferença já foi de nove pontos percentuais em setembro de 2017, quando o petista tinha 18% e o deputado, 9%.

A maioria, entretanto, é de indecisos (46%); em branco, nulo ou nenhum somam 23% das respostas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Condenado em segunda instância na Operação Lava Jato, Lula está tecnicamente impedido de disputar a eleição, segundo o atual entendimento da Lei da Ficha Limpa.

Pesquisa estimulada

Nos cenários estimulados, a ex-senadora Marina Silva (Rede) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) disputariam uma vaga para enfrentar Bolsonaro no segundo turno.

Tanto Marina Silva quanto Ciro Gomes ganhariam de Bolsonaro em um eventual segundo turno. Entre os dois nomes da esquerda, no entanto, apenas Marina tem vantagem superior à margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Por não concordar com os resultados, Bolsonaro fez um vídeo criticando a pesquisa.

A pesquisa mostra que a pré-candidata da Rede teria 42% das intenções de voto, contra 32% do deputado do PSL em uma disputa direta. O instituto mostra que brancos, nulos e indecisos, neste cenário, somariam 26%.

Já a vantagem de Ciro sobre Bolsonaro é de apenas dois pontos percentuais (36% a 34%) e, portanto, eles estão tecnicamente empatados. Caso os pré-candidatos do PDT e do PSL estivessem na segunda etapa, um número próximo ao da intenção de voto de ambos, 31%, não optaria nem por um nem pelo outro.

A pesquisa Datafolha contratada pela “Empresa Folha da Manhã S/A” ouviu 2.824 pessoas entre os dias 6 e 7 de junho de 2018. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança estimado é de 95%. O levantamento está registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05110/2018.

mais populares
edição online
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- 18 de Junho - ESPORTES

Pênalti perdido por Messi não foi responsável por empate da Argentina com Islândia, diz Maradona

O ex-jogador de futebol argentino Diego Maradona disse que o pênalti que o astro Lionel Messi desperdiçou não foi a razão de a seleção argentina não...


- 18 de Junho - ESPORTES

Brasil fica a um jogo de igualar maior jejum de vitórias em Copas do Mundo

O empate da seleção brasileira com a Suíça deixou a equipe a um jogo de igualar seu maior jejum de vitórias em Copas do Mundo — uma série de quatro...


- 14 de Junho - ESPORTES

Rússia surpreende e goleia a Arábia Saudita na estreia da Copa

Os donos da casa abriram a Copa do Mundo com uma goleada sobre a Arábia Saudita. Desacreditada por resultados ruins em sua preparação para o torneio,...


Guia Comercial

Os melhores negócios e empresas você só encontra aqui.

SAIBA MAIS
Anuncie grátis aqui !