LOCAL

Voltar

Passa de 100 os mortos das erupções de vulcão na Guatemala

08:02AM - 08 de Junho por Js Edição

A busca por sobreviventes das erupções do Vulcão do Fogo da Guatemala foi suspensa temporariamente na quinta-feira, 7, devido aos riscos para as equipes de resgate. O total de mortes provocadas pelo desastre chegou a 100, segundo as autoridades locais. Os esforços de busca ao redor do vulcão podem ser retomados se as condições no terreno melhorarem, disse David de Leon, porta-voz da Agência Nacional de Gerenciamento de Desastres. Leon informou que os moradores da região foram orientados a manter distância da área, considerada ainda perigosa.

O vulcão iniciou no domingo sucessivas erupções, todas violentas. Mais de 1,7 milhão de pessoas foram prejudicadas pelo desastre, considerado o mais forte desde 1974. O porta-voz da Coordenação Nacional para a Redução de Desastres (Conred), David de León, indicou que 197 pessoas estão parecidas, 5 a mais do que o informado no último relatório do órgão. As autoridades da Guatemala registraram hoje a movimentação de "lahares" - uma corrente de "lama" vulcânica - no sudoeste do vulcão, de 3.763 metros de altitude, passando por várias comunidades do departamento de Escuintla.

A Conred afirmou que desde as explosões do domingo mais de 12 mil pessoas foram retiradas de suas casas perto da região do vulcão. Os hospitais atenderam 6.757 guatemaltecos por diversos motivos. Os resgates foram suspensos na tarde desta quarta-feira depois da passagem de dois "lahares" fortes no oeste do vulcão. "Os trabalhos devem voltar amanhã", disse De León. O porta-voz da Conred explicou que o aeroporto internacional de Aurora, na capital do país, foi afetado pela erupção, mas já voltou a funcionar.

Além dele, duas estradas sofreram com as explosões e uma ponte foi destruída, segundo o governo local. O Instituto de Vulcanologia (Insivumeh) informou nesta quarta-feira que as chuvas na região do vulcão podem provocar avalanches devido à grande quantidade de material expelido no domingo, durante a forte erupção.

O órgão adverte que os fl uxos vulcânicos podem transportar "material fino similar ao cimento, pedras de 1 metro de diâmetro e troncos de árvores". "A atividade prossegue e não se descarta a possibilidade que uma nova torrente de fluxos piroclásticos nas próximas horas ou dias, pelo qual se recomenda não permanecer na zona". O vulcão registra explosões fracas a um ritmo de 4 a 5 por hora, que geram uma coluna de fumaça cinza de 4.700 metros de altura.

mais populares
edição online
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- 15 de Agosto - INTERNACIONAL

Ditador da Venezuela anuncia fim da gasolina mais barata do mundo

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na segunda-feira que os preços da gasolina devem subir, para coibir a atuação de contrabandistas...


- 08 de Agosto - ESPORTES

Atlético PR goleia o Peñarol no Uruguai e confirma a classificação

O Atlético Paranaense garantiu a classificação para a próxima fase da Copa Sul-americana 2018 ao golear o Peñarol, do Uruguai, por 4 a 1, com uma...


- 07 de Agosto - CELEBRIDADES

Ex-ator mirim é preso por posse e uso de drogas

Além do primeiro longa, Weiss voltou a interpretar o goleiro Goldberg em mais dois filmes da franquia, nos anos 90. Depois disso, passou a se dedicar...


Guia Comercial

Os melhores negócios e empresas você só encontra aqui.

SAIBA MAIS
Anuncie grátis aqui !