EUA

Voltar

Casa Branca está preparada para que cúpula Trump-Kim aconteça em 12 de junho

- 30 de Maio por AP

AP - A Casa Branca está preparada para que a cúpula planejada entre o presidente Donald Trump e o líder norte-coreano Kim Jong Un seja realizada em 12 de junho, como inicialmente previsto, informou a porta-voz presidencial Sarah Sanders nesta terça-feira (29).

"O presidente acha que as discussões em andamento estão indo muito bem ... e que as reuniões que estão acontecendo esta semana ... certamente são sinais de progresso", disse Sanders a repórteres viajando com Trump no Air Force One para Nashville, Tennessee, onde ele fará um comício.

"Estaremos preparados se ocorrer em 12 de junho. Certamente, estaremos preparados se, por algum motivo, ocorrer em data posterior - também estaremos preparados para isso".

Trump, informou nesta terça-feira (29) que um alto funcionário norte-coreano está viajando para Nova York, como parte dos preparativos para a cúpula. Trata-se do sinal mais recente de que a reunião já marcada e desmarcada entre Trump e Jong-un pode acontecer no mês que vem.

"Formamos uma grande equipe para nossas conversas com a Coreia do Norte. Encontros estão acontecendo neste momento a respeito da reunião, e mais. Kim Yong-chol, vice-presidente da Coreia do Norte, está a caminho de Nova York. Uma sólida resposta a minha carta, obrigado!", escreveu Trump no Twitter.

Kim Yong-chol será o funcionário mais graduado do regime norte-coreano a se encontrar com autoridades de primeiro escalão dos EUA para conversas em território norte-americano desde que o marechal Jo Myong Rok se reuniu com o então presidente Bill Clinton na Casa Branca em 2000.

Analistas acreditam que Washington está tentando descobrir se Pyongyang está disposta a aceitar medidas suficientes para uma desnuclearização para que a cúpula aconteça.

Enquanto isso, Kim Chang-son, chefe de gabinete do líder norte-coreano, foi a Singapura através de Pequim na noite de segunda-feira, relatou a emissora pública japonesa NHK.

Nesta segunda, Trump confirmou que uma delegação dos EUA foi à Coreia do Norte para acertar detalhes sobre um encontro, indicando que a cúpula entre Trump e Kim Jong-un ainda pode acontecer.

Após meses de trocas de ameaças, Trump aceitou em maio o convite de Jong-un para a primeira reunião entre um presidente americano e um líder norte-coreano. A reunião foi marcada para o dia 12 de junho, em Singapura. Na semana passada, Trump cancelou a reunião, mas no dia seguinte passou a dizer que ela ainda poderia acontecer como previsto.

mais populares
edição online
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- 22 de Junho - ENTRETENIMENTO

Olha o balancê - Canal internacional da Globo está em clima de festa junina

Ana Maria Braga apresenta receitas típicas enquanto algumas das melhores festas de São João dos EUA ganham destaque na Internet


- 21 de Junho - ESPORTES

Goleiro falha, Croácia vence e Argentina se complica

Argentina ficou mais distante das oitavas de final na tarde desta quinta-feira, 21. Mostrando uma equipe com os mesmo problemas da estreia, apesar...


- 21 de Junho - IMIGRAÇÃO

Detida, avó brasileira que emigrou com neto deficiente aos EUA pode ser separada definitivamente do jovem

Se ela for deportada, jovem com autismo e deficiência neurológica ficará sob cuidado do governo dos EUA pelo menos até os 21 anos. Segundo advogado,...


Guia Comercial

Os melhores negócios e empresas você só encontra aqui.

SAIBA MAIS
Anuncie grátis aqui !