EUA

Voltar

Sem imigração, Congresso dos EUA chega a acordo sobre orçamento

- 08 de Fevereiro por FOLHAPRESS

FOLHAPRESS - Senadores republicanos e democratas anunciaram nesta quarta (7) que chegaram a um acordo bipartidário sobre o orçamento americano pelos próximos dois anos, o que suspenderia o risco de nova paralisação do governo no período.

Para atingir o consenso, eles retiraram da pauta o tema da imigração, que vem dividindo o Congresso.

O presidente Donald Trump pressiona para que haja financiamento ao muro que ele pretende ampliar na fronteira com o México, o que é refutado por democratas. Já a oposição exige uma solução para jovens imigrantes que chegaram crianças ao país e estão sob ameaça de deportação, os "dreamers".

A proposta apresentada nesta quarta (7) estabelece gastos adicionais de US$ 400 bilhões no período, tanto em programas militares (bandeira dos republicanos) quanto em políticas domésticas (reivindicação dos democratas). Mas não toca no tema do muro, nem nos "dreamers", que ficariam para um debate posterior.

A ideia é garantir o funcionamento do governo federal, que corre o risco de ficar sem dinheiro a partir desta sexta (9), e destravar a pauta do Congresso.

"Depois de um mês de impasse, esse acordo é um verdadeiro avanço", declarou o democrata Chuck Schumer, líder da minoria no Senado.

Apesar das celebrações, a proposta ainda precisa ser votada no Senado e na Câmara, onde tanto democratas quanto republicanos torceram o nariz para a notícia.

"[Sem o debate sobre imigração], esse pacote não tem o meu apoio, bem como o de um grande número de membros do nosso partido", afirmou a deputada Nancy Pelosi, que lidera os democratas na Câmara.

Republicanos com inclinação conservadora, que exigem o financiamento do muro, também podem refutar o acordo.

Os senadores pretendiam colocar a proposta em votação ainda na tarde desta quarta (7). Caso uma lei orçamentária não seja aprovada pelas duas casas até a meia-noite de quinta (8), o governo federal entrará em paralisação novamente, pela segunda vez no ano.

mais populares
edição online
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- 21 de Maio - ESPORTES

Chegou o camisa 10 - Neymar se apresenta à Seleção na Granja Comary

Neymar já está com a seleção brasileira em Teresópolis. O craque do PSG foi o primeiro a descer de um dos helicópteros que pousaram na Granja Comary...


- 21 de Maio - INTERNACIONAL

Maduro vence eleição na Venezuela e consolida socialismo

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi reeleito para mais 6 anos de mandato após as eleições deste domingo (20), que tiveram horário...


- 20 de Maio - BRASIL

Fachin anula decisão do TCU e garante pensão as filhas solteiras de servidores

Fachin entendeu que somente autoriza cortar a pensão quando a beneficiária se casa ou passa a ser servidora pública. A estimativa era de economia de...


Guia Comercial

Os melhores negócios e empresas você só encontra aqui.

SAIBA MAIS
Anuncie grátis aqui !