IMIGRAÇÃO

Voltar

Refugiados venezuelanos somam 10% da população de Boa Vista

- 05 de Fevereiro por COM G1

COM G1 - A chegada de imigrantes venezuelanos à capital de Roraima, Boa Vista, vem atingindo índices alarmantes. O fluxo começou a crescer com maior intensidade a partir de 2014 e atualmente, segundo as contas da prefeitura, o número de cidadãos do país vizinho no município é de 40 mil, cerca de 10% da população de 330 mil habitantes.

O principal motivo do êxodo é a fome, além da escassez de remédios, situação política delicada e inflação nas alturas.

Segundo informações publicadas pelo portal G1, os venezuelanos lotam os abrigos disponibilizados pelo governo e ocupam também diversas praças, onde dormem no chão. Eles fazem fila para receber pão e leite doados e são vistos nos semáforos pedindo emprego.

"Eu não tinha dinheiro para nada e estava esperando uma bolsa de comida que o governo iria me vender de forma irregular. Estava cansado de viver nessa situação, e pensando em sair da Venezuela, mas não tinha recursos para isso. Finalmente, a comida não chegou e fiquei realmente desesperado. Foi aí que decidi ir embora, peguei o pouco dinheiro que tinha e vim para o Brasil", contou ao G1 o jornalista Leonardo Gonzalez, de 28 anos.

"Viver na Venezuela é como um pesadelo. Você não tem esperança para o futuro, porque a luta diária é pela comida, pela sobrevivência. Você só consegue pensar em não morrer", emendou.

Os impactos do fluxo de imigrantes em Boa Vista podem ser vistos nos serviços públicos. A Secretaria de Saúde de Roraima, por exemplo, informou ao G1 ter atendido 760 venezuelanos em 2014, número que chegou a 15.055 no ano passado.

mais populares
edição online
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- 23 de Fevereiro - IMIGRAÇÃO

Trump sugere tirar agentes de imigração da Califórnia

A Patrulha Fronteiriça se dedica a evitar as entradas de cidadãos de forma ilegal, fundamentalmente através da fronteira com o México, enquanto o ICE...


- 21 de Fevereiro - ESPORTES

Em 17º lugar, Isadora Williams obtém vaga inédita na final da patinação artística

Isadora Williams está na final da patinação artística dos Jogos Olímpicos de Pyeongchang, na Coreia do Sul. A brasileira foi a segunda atleta a se...


- 19 de Fevereiro - ESPORTES

Gandula denuncia jogador e massagista por agressão durante partida

A vítima foi espancada no estádio Morenão, em Campo Grande, ao comemorar de forma provocativa o gol da equipe adversária. O clássico, válido pela...


Guia Comercial

Os melhores negócios e empresas você só encontra aqui.

SAIBA MAIS
Anuncie grátis aqui !