EUA

Voltar

Chuvas na Califórnia deixam pelo menos 13 mortos

- 10 de Janeiro por EFE

EFE - Pelo menos 13 pessoas morreram nessa terça-feira (9) por causa das fortes chuvas em uma região do sudoeste da Califórnia. A área, que ficou sem vegetação por causa dos incêndios do mês passado, sofreu agora grandes deslizamentos de terra, enchentes e inundações.

As chuvas intensas, com o acúmulo de mais de 25 milímetros na zona noroeste de Los Angeles, originaram rios de lama e escombros que destruíram várias casas na região de Montecito, no condado de Santa Barbara. 

O xerife do condado, Bill Brown, confirmou, em entrevista, que há 13 mortos e que esse número pode aumentar, pois várias pessoas continuam desaparecidas.

Juntamente com as 13 mortes, as enchentes deixaram em Montecito pelo menos 25 feridos. A informação foi dada pela porta-voz do Escritório do Xerife do Condado de Santa Barbara, Kelly Hoover, ao jornal Los Angeles Times. O Departamento de Bombeiros continua com as operações de resgate. Cachorros treinados em encontrar pessoas ajudam os bombeiros no trabalho.

As fortes chuvas também obrigaram as autoridades a fechar várias estradas, retirar milhares de pessoas de suas casas e fazer muitos resgates. Uma menina de 14 anos, por exemplo, ficou horas presa dentro de casa em Montecito, antes de ser retirada do local pelos bombeiros.

Os moradores das áreas devastadas pelos incêndios de dezembro tiveram que voltar a abandonar suas casas, como fizeram naquela ocasião devido ao perigo das chamas.

As autoridades do condado de Santa Barbara alertaram os moradores para que ficassem em lugares cobertos e evitassem pegar as estradas.

A destruição provocada pelos graves incêndios em várias regiões da Califórnia fez com que a água das chuvas arrastasse os escombros e os restos da vegetação queimada, especialmente no sul do estado.

"Foram emitidas ordens de evacuação em áreas de Montecito e Carpinteria afetadas pelos recentes incêndios", confirmou à Agência EFE a porta-voz do condado de Santa Bárbara, Amber Anderson.

As ordens, similares às divulgadas na época dos incêndios, foram dadas para cerca de 20 mil pessoas que vivem nos condados de Santa Barbara e Ventura.

"O Serviço Meteorológico Nacional divulgou uma advertência de inundações repentinas para as áreas queimadas pelos incêndios", informou o órgão.

As fortes tempestades também afetaram o fornecimento de energia. A Southern Califórnia Edison disse que pelo menos 20 mil pessoas ficaram sem luz.

O Departamento de Saúde Pública de Los Angeles também emitiu alerta de alto risco nas praias da região por causa das chuvas.

mais populares
edição online
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- 19 de Abril - BRASIL

Gleisi apela ao 'mundo árabe' para libertar Lula

Senadora disse também que a Globo está pressionando o Judiciário brasileiro a não conceder a liberdade a Lula, apesar de ela estar prevista na...


- 18 de Abril - ESPORTES

Militantes do MST chama torcida organizada do Coritiba de 'coxinha' e são agredidos

O Coritiba FC é conhecido pelo apelido de 'Coxa Branca' ou simplesmente 'Coxa', ao serem chamados de coxinhas os torcedores consideraram que a ofensa...


- 18 de Abril - ESPORTES

Neymar garante que chegará bem à Copa do Mundo

Um mês e meio após passar por cirurgia no pé, o atacante Neymar disse nesta terça-feira que se recupera bem, prevê retorno aos treinos em um mês e...


Guia Comercial

Os melhores negócios e empresas você só encontra aqui.

SAIBA MAIS
Anuncie grátis aqui !