IMIGRAÇÃO

Voltar

Após tentativa de ataque em Nova York, Trump pede ação do Congresso sobre imigração

- 12 de Dezembro por FOLHAPRESS

FOLHAPRESS - O presidente americano, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (11) que a tentativa de ataque executada por um homem de 27 anos, originário de Bangladesh, no metrô de Nova York, evidencia a "necessidade urgente" de que o Congresso aprove a reforma migratória.

"Primeiro e mais importante, como disse desde que anunciei minha candidatura à Presidência, os Estados Unidos devem reformar seu permissivo sistema migratório, que permite que muitas pessoas perigosas, inadequadas e com antecedentes (criminais) entrem em nosso país", disse Trump em uma declaração.

Um artefato explosivo foi detonado em uma estação de metrô e ônibus no centro de Manhattan, por volta de 7h30 (no horário local) desta segunda.

O suspeito, identificado como Akayed Ullah, de 27 anos e natural de Bangladesh, foi detido. Ferido, ele foi levado ao hospital. Outras três pessoas tiveram ferimentos leves.

Trump acrescentou que o suspeito entrou no país graças a um permissão de reunificação familiar, um sistema que o presidente quer pôr fim.

Trump também se referiu à sua controversa proibição de que cidadãos de oito países - seis deles de maioria muçulmana - entrem nos Estados Unidos como "um passo à frente para dar garantias a nosso sistema de imigração".

O presidente americano pediu ao Congresso "um aumento do número de funcionários de imigração e alfândega, para melhorar a capacidade dos funcionários de imigração para deter, prender e pôr fim à fraude e ao abuso em nosso sistema migratório".

E reiterou sua solicitação para que os condenados por terrorismo recebam "as penas mais duras permitidas pela lei, incluindo a pena de morte".

Inspirações

O prefeito da cidade, Bill de Blasio, disse que foi uma "tentativa de ataque terrorista" que não deu certo. O governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo, informou que o artefato é de "baixa tecnologia" - trata-se de uma bomba caseira que o suspeito tinha amarrada a seu corpo com velcro e zíperes.

Segundo a agência Associated Press, policiais disseram que o suspeito teria inspiração nos radicais do Estado Islâmico, mas não tinha contato com o grupo terrorista.

mais populares
edição online
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- 19 de Abril - BRASIL

Gleisi apela ao 'mundo árabe' para libertar Lula

Senadora disse também que a Globo está pressionando o Judiciário brasileiro a não conceder a liberdade a Lula, apesar de ela estar prevista na...


- 18 de Abril - ESPORTES

Militantes do MST chama torcida organizada do Coritiba de 'coxinha' e são agredidos

O Coritiba FC é conhecido pelo apelido de 'Coxa Branca' ou simplesmente 'Coxa', ao serem chamados de coxinhas os torcedores consideraram que a ofensa...


- 18 de Abril - ESPORTES

Neymar garante que chegará bem à Copa do Mundo

Um mês e meio após passar por cirurgia no pé, o atacante Neymar disse nesta terça-feira que se recupera bem, prevê retorno aos treinos em um mês e...


Guia Comercial

Os melhores negócios e empresas você só encontra aqui.

SAIBA MAIS
Anuncie grátis aqui !