NOTÍCIAS

Voltar

Milagre bíblico pode ser o mais antigo registro de eclipse solar

- 31 de Outubro por GOSPELPRIME

GOSPELPRIME — Pesquisadores da Universidade de Cambridge determinaram que o mais antigo registro de um eclipse solar aconteceu no dia 30 de outubro de 1.207 a.C., feito pelo profeta Josué no Antigo Testamento. E a descoberta tem consequências para a cronologia histórica das dinastias faraônicas do Egito.

O texto bíblico em questão intrigou pesquisadores por séculos. Ele diz que Josué liderou o povo de Israel para Canaã, região onde hoje estão Israel e Palestina. Então, narrou: “No dia em que o Senhor entregou os amorreus aos israelitas, Josué exclamou ao Senhor, na presença de Israel: ‘Sol, pare sobre Gibeom! E você, ó lua, sobre o vale de Aijalom!’. O sol parou, e a Lua se deteve, até a nação vingar-se dos seus inimigos”.

— Se essas palavras estão descrevendo uma observação real, então um grande evento astronômico estava acontecendo. A questão para nós é descobrir o que realmente o texto significa — explicou Colin Humphreys, coautor do estudo publicado na revista científica “Astronomy & Geophysics”.

Segundo Humphreys, as traduções modernas, que seguem a tradução do Rei James de 1.611, normalmente interpretam a passagem dizendo que o Sol e a Lua pararam de se mover. Entretanto, diz o pesquisador, “voltando ao texto original em hebraico, nós determinamos que um sentido alternativo seria que o Sol e a Lua apenas pararam de fazer o que normalmente faziam: brilhar”.

— Nesse contexto, as palavras em hebraico podem se referir a um eclipse solar, quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, e o Sol parece parar de brilhar — propôs o pesquisador. — Esta interpretação é apoiada pelo fato de a palavra em hebraico para “parar” ter a mesma raiz que a palavra babilônica usada em textos astronômicos antigos para descrever eclipses.

Evidências que sugerem a presença israelita em Canaã entre 1.500 e 1.050 a.C. podem ser encontradas na Estela de Merneptá, um antigo texto datado do reino do faraó Merneptá, filho de Ramsés, o Grande. O grande bloco de granito, encontrado em seu túmulo e transportado para o Museu do Cairo, diz que a estela foi escrita no quinto ano do reino de Merneptá e menciona uma campanha militar em Canaã onde ele derrotou o povo de Israel.

Outros historiadores já tentaram determinar a possibilidade de um eclipse solar no período, mas consideraram apenas eclipses totais. Agora, os pesquisadores de Cambridge olharam também para o calendário de eclipses anulares, onde a Lua passa em frente do Sol, mas a uma distância não suficiente para cobrir o disco completamente, deixando aparecer um “anel de fogo”.

Pelos cálculos, o único eclipse solar anular visível de Canaã entre 1.500 e 1.050 a.C. aconteceu no dia 30 de outubro de 1.207 a.C., durante a tarde. Se a tese aceita, este será o mais antigo registro histórico de um eclipse solar, e modificará em um ano a datação de eventos nos reinos de Ramsés, o Grande, e seu filho e sucessor, faraó Merneptá.

Usando os novos cálculos, o reino de Merneptá começou em 1.210 ou 2.209 a.C., e seu pai, Ramsés, governou o império entre 1.276 e 1.210 a.C., com precisão de mais ou menos um ano.

— Os eclipses solares são comumente usados como pontos fixos para datar eventos no mundo antigo — concluiu Humphreys.

mais populares
edição online
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- 16 de Janeiro - ESPORTES

Fluminense perde do Barcelona-EQU e deixa a Florida Cup sem vitória

O Fluminense perdeu para o Barcelona de Guayaquil por 3 a 1, de virada, nesta segunda-feira (15) e deixou a Florida Cup sem vencer. Em Orlando, os...


- 15 de Janeiro - BRASIL

Pé de maconha de 1,5 m é encontrado em calçada no DF

Segundo os militares, o pé de maconha – cujo plantio, consumo e venda são proibidos no Brasil – foi achado após uma denúncia anônima. O autor do...


- 15 de Janeiro - ESPORTES

Fluminense vence jogo-treino contra time universitário nos Estados Unidos

Em meio a uma debandada do elenco, o Fluminense deu prosseguimento a sua pré-temporada em Orlando, nos Estados Unidos, onde disputa a Florida Cup. E,...


Guia Comercial

Os melhores negócios e empresas você só encontra aqui.

SAIBA MAIS
Anuncie grátis aqui !