VIAGENS

Voltar

Brasil ocupa 14º lugar em ranking de passaportes mais aceitos no mundo

- 26 de Outubro por BBC

BBC - O passaporte brasileiro é o "mais poderoso" da América Latina e Caribe e fica no 14º lugar no mundo, segundo a consultoria internacional Arton Capital.

O ranking Passaport Index é feito com base nas restrições a cidadãos de cada nacionalidade e o número de países nos quais é possível entrarem sem visto - como muitas das posições são ocupadas por vários países, há mais do que 13 países à frente do Brasil na lista mundial.

Quem possui um passaporte brasileiro tem acesso livre a 144 países sem ter de apresentar um visto, mais do que os 143 países alcançados pelos passaportes da Argentina e do Chile, que estão em 15º na lista.

O péssimo boletim escolar do gênio considerado pai da computação

Em primeiro, como o "mais poderoso do mundo", está pela primeira vez um passaporte asiático: o de Cingapura, uma pequena nação do sudeste do continente.

Com acesso sem visto a 159 países, superou o passaporte alemão, que está agora em segundo, com 158 países.

Cingapura obteve esse feito graças ao Paraguai - o país sul-americano deu fim às restrições que impunha ao 5,6 milhões de cingapurianos.

"É um efeito das relações diplomáticas inclusivas aplicadas por Cingapura e pela eficácia de sua política internacional", disse em um comunicado Philippe May, diretor da Arton Capital na nação asiática.

Em terceiro, estão a Coreia do Sul e a Suécia, com acesso a 157 países sem necessidade de visto, enquanto o Afeganistão ficou novamente em último no ranking, com apenas 22 nações permitindo que seus cidadãos entrem livremente.

Enquanto Cingapura subiu, os Estados Unidos caiu no ranking, ocupando atualmente a sexta posição.

Segundo a Arton Capital, as novas políticas migratórias do presidente Donald Trump, em especial seu veto a imigrantes de sete países de maioria muçulmana, fez com que nações como Turquia e a República Centro-Africana a revogarem o acesso livre para americanos, fazendo seu passaporte perder posições desde que ele assumiu o cargo.

mais populares
edição online
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- 16 de Janeiro - ESPORTES

Fluminense perde do Barcelona-EQU e deixa a Florida Cup sem vitória

O Fluminense perdeu para o Barcelona de Guayaquil por 3 a 1, de virada, nesta segunda-feira (15) e deixou a Florida Cup sem vencer. Em Orlando, os...


- 15 de Janeiro - BRASIL

Pé de maconha de 1,5 m é encontrado em calçada no DF

Segundo os militares, o pé de maconha – cujo plantio, consumo e venda são proibidos no Brasil – foi achado após uma denúncia anônima. O autor do...


- 15 de Janeiro - ESPORTES

Fluminense vence jogo-treino contra time universitário nos Estados Unidos

Em meio a uma debandada do elenco, o Fluminense deu prosseguimento a sua pré-temporada em Orlando, nos Estados Unidos, onde disputa a Florida Cup. E,...


Guia Comercial

Os melhores negócios e empresas você só encontra aqui.

SAIBA MAIS
Anuncie grátis aqui !