LOCAL

Voltar

Trump assina ordem executiva para construção de muro na fronteira mexicana

08:05AM - 27 de Janeiro por Js Edição

Em cerimônia realizada no Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos, o presidente Donald Trump assinou na quarta-feira, 25, um decreto executivo que destina verbas federais para a construção de um muro na fronteira com o México. Em entrevista à rede de televisão ABC, Trump afirmou que a obra começará “em meses” e que seu planejamento se dará “imediatamente”. “O mais breve possível, o quão breve possamos fazê-lo fisicamente”, disse.

“Em meses?” pergunta o jornalista. “Diria que em meses, sim. Eu diria que em meses, certamente o planejamento vai começar imediatamente”, ressaltou. O recém-empossado presidente reiterou que, “em última instância”, o custo do muro será “reembolsado pelo México”, e esse pagamento representará “cem por cento” do custo da construção. Trump confirmou que o governo americano adiantará o dinheiro necessário para iniciar a construção, mas depois os mexicanos vão restituí-lo.

“Tudo será reembolsado em uma data posterior com qualquer transação que façamos com o México. Só digo que haverá um pagamento, que acontecerá de alguma forma, talvez uma forma complicada. O que estou fazendo é bom para os Estados UniPresidente do México cancela encontro com Trump por causa de muro O presidente mexicano Enrique Peña Nieto cancelou na quinta-feira, 26, sua viagem a Washington, marcada para ter- ça-feira, 31 de janeiro, na qual encontraria o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A decisão vem um dia após o republicano assinar um decreto para dar início à construção de um “muro físico” na fronteira entre os dois países. Peña Nieto anunciou o cancelamento da reunião via Twitter, três horas após Trump escrever que, se o México não está disposto a pagar pelo muro, seria melhor desistir do encontro. “Nesta manhã informamos à Casa Branca que não vou comparecer à reunião de trabalho programada para a próxima terça-feira com o @POTUS [Presidente dos Estados Unidos]”, escreveu o mexicano.

Em seguida, Peña Nieto também publicou na rede social que o “México reitera sua vontade de trabalhar com os Estados Unidos para conquistar acordos em favor de ambas as nações”. Ainda na quinta, Trump afirmou via Twitter que os Estados Unidos têm um déficit comercial com o México da ordem de US$ 60 bilhões. “Foi um acordo de apenas um lado desde o iní- cio do Tratado de Livre Comércio da América do Norte, com enorme número de empregos e empresas perdidos”, disse. Em uma mensagem televisionada na quarta-feira, Peña Nieto insistiu que o México não pagará pela barreira planejada por Trump, que pode custar até US$ 20 bilhões.

“Eu condeno a decisão dos Estados Unidos de seguir em frente com a constru- ção de um muro que nos divide ao invés de nos unir”. Donald Trump, acompanhado pelo vice-presidente Mike Pence e o secretário de Segurança Interna John F. Kelly, exibe ordem executiva que assinou para construir muro na fronteira com o México O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto dos, também vai ser bom para o México.

Queremos um México muito estável e muito sólido”, declarou. Perguntado sobre a recusa do presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, de pagar a conta do muro, Trump respondeu que o governante não poderia dizer outra coisa. “Ele tem que dizer isso, tem que dizer isso”, justificou. Trump anunciou na quarta- -feira, no Twitter, que tomaria medidas referentes à segurança nacional, incluindo a construção do muro.

mais populares
edição online
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- 18 de Junho - ESPORTES

Pênalti perdido por Messi não foi responsável por empate da Argentina com Islândia, diz Maradona

O ex-jogador de futebol argentino Diego Maradona disse que o pênalti que o astro Lionel Messi desperdiçou não foi a razão de a seleção argentina não...


- 18 de Junho - ESPORTES

Brasil fica a um jogo de igualar maior jejum de vitórias em Copas do Mundo

O empate da seleção brasileira com a Suíça deixou a equipe a um jogo de igualar seu maior jejum de vitórias em Copas do Mundo — uma série de quatro...


- 14 de Junho - ESPORTES

Rússia surpreende e goleia a Arábia Saudita na estreia da Copa

Os donos da casa abriram a Copa do Mundo com uma goleada sobre a Arábia Saudita. Desacreditada por resultados ruins em sua preparação para o torneio,...


Guia Comercial

Os melhores negócios e empresas você só encontra aqui.

SAIBA MAIS
Anuncie grátis aqui !